St. Patrick’s Day | Planet School - Método Callan
Escola de idiomas
11 97497-1170
11 4796-9178
mensagem pelo whatsapp

St. Patrick’s Day

Planet School

Coordenadora Pedagógica

St. Patrick’s Day

O dia de São Patricio é uma celebração de cultura irlandesa, mas hoje já é conhecida e celebrada mundialmente no dia 17 de março.
A celebração é uma homenagem ao patron da Irlanda, quem ministrou o cristianismo no país durante o século V.

O que as pessoas fazem?

No dia de São Patrício, muitas pessoas usam itens de cor verde para comemorar. Festas com comida e bebida irlandesas tingidas de verde são parte desta celebração. É um momento em que as crianças podem se deliciar com doces e os adultos podem desfrutar de uma cerveja em um pub local. Muitos restaurantes e bares oferecem comida ou bebida irlandesa.

A história por trás

São Patrício é um dos santos padroeiros da Irlanda. Diz-se que ele morreu em 17 de março ou por volta do ano 493. Ele cresceu na Grã-Bretanha romana, mas foi capturado por invasores irlandeses e levado para a Irlanda como escravo quando jovem. Depois de alguns anos, ele voltou para sua família e entrou na igreja, como seu pai e avô antes dele. Mais tarde, ele retornou à Irlanda como missionário e trabalhou no norte e oeste do país.

Segundo a lenda popular, São Patrício livrou a Irlanda de cobras. No entanto, acredita-se que não houve cobras na Irlanda desde a última era glacial. As "cobras" que São Patrício baniu da Irlanda podem se referir aos druidas ou adoradores pagãos de deuses de cobras ou serpentes. Diz-se que ele foi enterrado sob a Catedral de Downpatrick, na Irlanda. Os outros santos padroeiros da Irlanda são St Brigid e St Columba.

Símbolos

  • Trevo

"Shamrock" é o nome comum para vários tipos diferentes de trevos de três folhas nativos da Irlanda. O trevo foi escolhido como emblema nacional da Irlanda por causa da lenda que São Patrício que o havia usado para ilustrar a doutrina da Trindade. A Trindade é a ideia de que Deus é realmente três em um: O Pai, O Filho e o Espírito Santo. Patrick demonstrou o significado do Three-in-One escolhendo um trevo da grama que crescia a seus pés e mostrando aos ouvintes. Ele lhes disse que, assim como o trevo é uma folha com três partes, Deus é uma entidade com três Pessoas. Os irlandeses consideram os trevos como símbolos de boa sorte desde os primeiros tempos, e hoje pessoas de muitas outras nacionalidades também acreditam que trazem boa sorte

  • Duende

O nome duende, que em inglês dizemos “leprechaun”, vem da antiga palavra irlandesa "luchorpan", que significa "pequeno corpo".

Um duende é uma fada irlandesa que parece um homem pequeno e velho com cerca de um metro de altura. Ele costuma estar vestido de sapateiro, com um chapéu torto e um avental de couro.

Segundo a lenda, os duendes são distantes e hostis. Eles moram sozinhos e passam o tempo fazendo sapatos. Eles também têm um pote escondido de ouro!

Caçadores de tesouros costumam rastrear um duende pelo som do martelo de seu sapateiro. Se o duende for pego, ele pode ser ameaçado de violência corporal para saber onde está o seu tesouro, mas os captores do duende devem ficar de olho nele a cada segundo. Se os olhos do sequestrador deixam o duende - ele é conhecido por enganá-los a desviar o olhar - ele desaparece e todas as esperanças de encontrar o tesouro se perdem.

  • A cor verde

Todo mundo que já bebeu um litro de cerveja verde tingida ou viu o rio verde de Chicago no dia de São Patrício saberá que a cor está fortemente associada à Irlanda.

No entanto, não está muito claro quando ganhou destaque. A cor nacional mais usada já foi azul, depois que Henrique VIII transformou a ilha em um reino em 1542, dando-lhe uma bandeira azul com uma harpa dourada. Antes disso, a bandeira do senhorio da Irlanda era de três coroas douradas sobre um fundo azul claro.

A bandeira oficial era azul até 1801, mas o verde ganhou destaque durante o período de curta duração da Irlanda Confederada, quando nobres e clérigos católicos assumiram o controle da maior parte do país em meados dos anos 1600.

As origens modernas do verde como a cor da Irlanda ocorreram no início do século 19, durante a ascensão do nacionalismo e republicanismo irlandês. Como o The Journal salienta, isso foi provavelmente porque separou o país dos vários vermelhos e azuis que foram então associados ao Reino Unido.

Isso se reflete na moderna bandeira da Irlanda, onde o verde representa o catolicismo e o republicanismo, o laranja representa o protestantismo e o branco representa a paz entre os dois.

Obviamente, o verde venceu a batalha das cores e é usado pela maioria das equipes esportivas irlandesas. No entanto, o azul antigo ainda tem seu lugar em algumas áreas importantes, notadamente na Norma do Presidente da Irlanda, que sobrevoa a residência do Presidente em Dublin e nos veículos em que ele viaja.

Thábata Vidoto

Thábata Vidoto

Coordenadora Pedagógica

Formada em Biologia e pós graduada em Estudos Avançados da Língua Inglesa. Atuo como professora de inglês há 16 anos. Já lecionei diversas metodologias e níveis. Atualmente trabalho na Planet School como coordenadora pedagógica há 4 anos e ensino através da metodologia Callan, na qual mais me identifiquei. Sou amante de gatos e adoro maratonar séries. 

Leia também:

¿Ya conoces México? ¿Que tal conocer ese país increíble y practicar tu español?

02/04/2020
Hola, soy la profesora Gabriela y hoy quiero hablarte un poco sobre mi país: México México es un país que forma parte del conglomerado de América del ...

Frases usuais em viagens que você precisa saber!

14/04/2020
Antes de viajar sempre dá aquele friozinho na barriga, não é? Mas sem estresse! 🤗Separamos algumas frases que são aplicadas em diversas situações ...

Living in Brazil. A vision of a British

14/04/2020
Why did I choose Brazil?It was love that first brought me to Brazil. I met my wife, Ivana, several years ago through a friend of mine from my hometown in ...

Alguns conteúdos que podem te interessar

El día de muertos en México

El día de muertos en México

05/11/2020
De seguro has escuchado hablar sobre el día de muertos y como nosotros los mexicanos lo festejamos, esta es una tradición muy antigua y hoy te voy a ...
A história sobre o Halloween que os Brasileiros não sabem

A história sobre o Halloween que os Brasileiros não sabem

27/10/2020
Com mais Brasileiros interessados em falar Inglês e indo viajar para os Estados Unidos, o famoso dia das Bruxas passou a ser uma festa divertida por aqui. ...
Apaixonada pela Planet? Sim e com certeza!

Apaixonada pela Planet? Sim e com certeza!

17/08/2020
Eu comecei as aulas na Planet School no ano passado, 2019. Entrei no 5° livro pois já tinha estudado inglês antes. E é nessa história de já ter feito ...
Como o inglês realizou os sonhos da minha vida!

Como o inglês realizou os sonhos da minha vida!

17/08/2020
Hello guys! It’s me again ;) Hoje estou aqui para contar uma história de amor para vocês. Mas calma, não vou contar da minha vida afetiva, ok? Rs. O ...