St. Patrick’s Day | Planet School - Método Callan
Escola de idiomas
11 97497-1170
11 4796-9178
mensagem pelo whatsapp

St. Patrick’s Day

Planet School

Coordenadora Pedagógica

St. Patrick’s Day

O dia de São Patricio é uma celebração de cultura irlandesa, mas hoje já é conhecida e celebrada mundialmente no dia 17 de março.
A celebração é uma homenagem ao patron da Irlanda, quem ministrou o cristianismo no país durante o século V.

O que as pessoas fazem?

No dia de São Patrício, muitas pessoas usam itens de cor verde para comemorar. Festas com comida e bebida irlandesas tingidas de verde são parte desta celebração. É um momento em que as crianças podem se deliciar com doces e os adultos podem desfrutar de uma cerveja em um pub local. Muitos restaurantes e bares oferecem comida ou bebida irlandesa.

A história por trás

São Patrício é um dos santos padroeiros da Irlanda. Diz-se que ele morreu em 17 de março ou por volta do ano 493. Ele cresceu na Grã-Bretanha romana, mas foi capturado por invasores irlandeses e levado para a Irlanda como escravo quando jovem. Depois de alguns anos, ele voltou para sua família e entrou na igreja, como seu pai e avô antes dele. Mais tarde, ele retornou à Irlanda como missionário e trabalhou no norte e oeste do país.

Segundo a lenda popular, São Patrício livrou a Irlanda de cobras. No entanto, acredita-se que não houve cobras na Irlanda desde a última era glacial. As "cobras" que São Patrício baniu da Irlanda podem se referir aos druidas ou adoradores pagãos de deuses de cobras ou serpentes. Diz-se que ele foi enterrado sob a Catedral de Downpatrick, na Irlanda. Os outros santos padroeiros da Irlanda são St Brigid e St Columba.

Símbolos

  • Trevo

"Shamrock" é o nome comum para vários tipos diferentes de trevos de três folhas nativos da Irlanda. O trevo foi escolhido como emblema nacional da Irlanda por causa da lenda que São Patrício que o havia usado para ilustrar a doutrina da Trindade. A Trindade é a ideia de que Deus é realmente três em um: O Pai, O Filho e o Espírito Santo. Patrick demonstrou o significado do Three-in-One escolhendo um trevo da grama que crescia a seus pés e mostrando aos ouvintes. Ele lhes disse que, assim como o trevo é uma folha com três partes, Deus é uma entidade com três Pessoas. Os irlandeses consideram os trevos como símbolos de boa sorte desde os primeiros tempos, e hoje pessoas de muitas outras nacionalidades também acreditam que trazem boa sorte

  • Duende

O nome duende, que em inglês dizemos “leprechaun”, vem da antiga palavra irlandesa "luchorpan", que significa "pequeno corpo".

Um duende é uma fada irlandesa que parece um homem pequeno e velho com cerca de um metro de altura. Ele costuma estar vestido de sapateiro, com um chapéu torto e um avental de couro.

Segundo a lenda, os duendes são distantes e hostis. Eles moram sozinhos e passam o tempo fazendo sapatos. Eles também têm um pote escondido de ouro!

Caçadores de tesouros costumam rastrear um duende pelo som do martelo de seu sapateiro. Se o duende for pego, ele pode ser ameaçado de violência corporal para saber onde está o seu tesouro, mas os captores do duende devem ficar de olho nele a cada segundo. Se os olhos do sequestrador deixam o duende - ele é conhecido por enganá-los a desviar o olhar - ele desaparece e todas as esperanças de encontrar o tesouro se perdem.

  • A cor verde

Todo mundo que já bebeu um litro de cerveja verde tingida ou viu o rio verde de Chicago no dia de São Patrício saberá que a cor está fortemente associada à Irlanda.

No entanto, não está muito claro quando ganhou destaque. A cor nacional mais usada já foi azul, depois que Henrique VIII transformou a ilha em um reino em 1542, dando-lhe uma bandeira azul com uma harpa dourada. Antes disso, a bandeira do senhorio da Irlanda era de três coroas douradas sobre um fundo azul claro.

A bandeira oficial era azul até 1801, mas o verde ganhou destaque durante o período de curta duração da Irlanda Confederada, quando nobres e clérigos católicos assumiram o controle da maior parte do país em meados dos anos 1600.

As origens modernas do verde como a cor da Irlanda ocorreram no início do século 19, durante a ascensão do nacionalismo e republicanismo irlandês. Como o The Journal salienta, isso foi provavelmente porque separou o país dos vários vermelhos e azuis que foram então associados ao Reino Unido.

Isso se reflete na moderna bandeira da Irlanda, onde o verde representa o catolicismo e o republicanismo, o laranja representa o protestantismo e o branco representa a paz entre os dois.

Obviamente, o verde venceu a batalha das cores e é usado pela maioria das equipes esportivas irlandesas. No entanto, o azul antigo ainda tem seu lugar em algumas áreas importantes, notadamente na Norma do Presidente da Irlanda, que sobrevoa a residência do Presidente em Dublin e nos veículos em que ele viaja.

Thábata Vidoto

Thábata Vidoto

Coordenadora Pedagógica

Formada em Biologia e pós graduada em Estudos Avançados da Língua Inglesa. Atuo como professora de inglês há 16 anos. Já lecionei diversas metodologias e níveis. Atualmente trabalho na Planet School como coordenadora pedagógica há 4 anos e ensino através da metodologia Callan, na qual mais me identifiquei. Sou amante de gatos e adoro maratonar séries. 

Leia também:

¿Ya conoces México? ¿Que tal conocer ese país increíble y practicar tu español?

02/04/2020
Hola, soy la profesora Gabriela y hoy quiero hablarte un poco sobre mi país: México México es un país que forma parte del conglomerado de América del ...

Frases usuais em viagens que você precisa saber!

14/04/2020
Antes de viajar sempre dá aquele friozinho na barriga, não é? Mas sem estresse! 🤗Separamos algumas frases que são aplicadas em diversas situações ...

Living in Brazil. A vision of a British

14/04/2020
Why did I choose Brazil?It was love that first brought me to Brazil. I met my wife, Ivana, several years ago through a friend of mine from my hometown in ...

Alguns conteúdos que podem te interessar

Decore as palavras em inglês com esses simples passos

Decore as palavras em inglês com esses simples passos

15/12/2020
Pode ser que você não se lembre quando criança, mas aprender um novo idioma é bem difícil. Precisamos aprender verbos, substantivos, sujeitos, ...
Como dizer “não” de outros jeitos em inglês

Como dizer “não” de outros jeitos em inglês

15/12/2020
Todo mundo sabe que aqui no Brasil temos vários jeitos de falar não. Coisas do tipo: “Jamais”, “nunca”, “só que não”, “sem chance” e por ...
4 gafes para não cometer na sua viagem

4 gafes para não cometer na sua viagem

15/12/2020
Está planejando o primeiro país que vai visitar depois que a pandemia acabar? Então, não se esqueça de pesquisar algumas coisas sobre a cultura desse ...
Quer ter um inglês melhor depois da quarentena?

Quer ter um inglês melhor depois da quarentena?

03/12/2020
Tem bastante coisa que é possível fazer sem muito investimento. E para isso, separamos algumas práticas simples que podem melhorar bastante nível no ...