Como treinar um novo idioma fora da sala de aula, confira algumas dicas | Planet School - Método Callan
Escola de idiomas
11 97497-1170
11 4796-9178
mensagem pelo whatsapp

Como treinar um novo idioma fora da sala de aula, confira algumas dicas

Planet School

Coordenadora Pedagógica

Como treinar um novo idioma fora da sala de aula, confira algumas dicas

Para que o aprendizado de um novo idioma seja realmente eficaz, é muito importante que ele vá além dos muros da escola ou das páginas dos livros didáticos. Treinar um novo idioma em novos ambientes é fundamental, pois é por meio da prática que se adquire a proficiência.

Cante para treinar

Sabe aquele ditado “Quem canta seus males espanta”? Eu diria que “quanto mais você canta, mais o idioma te encanta”. A música, sem dúvida, é uma das maiores influências do idioma que temos no nosso dia a dia.

Comece acompanhando a letra escrita de músicas da sua banda favorita. Há muitos sites que disponibilizam esse tipo de material. Procure entender o significado. Repare nas novas palavras, nos tempos verbais.

Agora, é só cantar junto. Solte a voz! Não tenha vergonha!

Anote as novas palavras

Já repararam quantas palavras, principalmente em inglês, nos deparamos no nosso dia a dia? Vamos anota-las, então? Anotando essas palavras podemos pesquisar sobre sua pronuncia, classe gramatical e tradução, assim podemos criar frases com elas para treinar a memorização e ampliar nosso vocabulário.

O contrário também é possível. Comece a pensar como seria dita uma frase que você utiliza habitualmente em inglês. Anote todo o vocabulário que você quer saber e tire um tempo no fim da semana para pesquisar todas essas palavras e expressões em sua versão em inglês!

Já pensou em escrever suas tarefas em outro idioma?

Já ouviu falar da famosa “to do list”? Nós sempre temos anotado em algum lugar nossa lista de tarefas para facilitar nosso dia. Escrever nossos afazeres em um outro idioma nos ajuda a gravar vocabulário, praticar tempos verbais e etc. Tente fazer sua lista de afazeres com frases completas e alternando tempos verbais. Com o tempo, isso se tornará natural e você já estará pensando no seu novo idioma.

E não é só nossa to do list que podemos fazer em um outro idioma, podemos fazer lista de compras ou até mesmo um checklist para viagens. Vamos tentar?!

Séries e filmes com legendas

Sabe aquela série favorita? Pois é, você pode assisti-la em um novo idioma para deixar ainda mais intrigante.

Aquele momento que gostamos de relaxar vendo um filme ou serie pode se tornar mais agradável ainda e criativo. No começo, será um pouco difícil, mas não desiste! Opte por uma série que você acompanha ou filme que já tenha assistido, assim ficará mais fácil de compreender. E o mais importante: não queira entender cada palavra. O objetivo é apreender o contexto geral.

Depois, com mais experiência, você pode começar a treinar a relação escrita/pronúncia. Num nível ainda mais avançado, você poderá assistir apenas com o áudio. Esse dia pode parecer distante, mas ele vai chegar após muito estudo e prática do seu inglês!

Cozinhar

Para aqueles que amam cozinhar, já pensaram em cozinhar em inglês?

A cozinha está cheia de vocabulário novo! Comece pesquisando os nomes dos ingredientes. Depois, passe para os verbos, como refogar, assar, fritar e etc.

Há uma farta opção de programas de culinária em inglês e, se juntar o útil ao agradável, verá que fica mais fácil ainda aprender um novo idioma.

Abuse dos jogos em inglês

Para quem gosta de jogos, a dica é baixá-los no idioma que está aprendendo. Seja no computador ou no celular, que, inclusive, podem ter o idioma de interesse como padrão.

Em jogos mais simples, você receberá instruções básicas no idioma, o que ajudará na aquisição de vocabulário.

Já outros jogos possuem grandes diálogos em inglês ou espanhol. Essa é uma maneira muito divertida de treinar o idioma – inclusive, uma maneira que pode envolver mais pessoas. Se convidar os amigos para participar, fica ainda mais divertido!

Thábata Vidoto

Thábata Vidoto

Coordenadora Pedagógica

Formada em Biologia e pós graduada em Estudos Avançados da Língua Inglesa. Atuo como professora de inglês há mais de 10 anos. Já lecionei diversas metodologias e em diferentes níveis. Atualmente trabalho na Planet School como coordenadora pedagógica com a metodologia Callan, na qual mais me identifiquei. 
Aprender um novo idioma é necessário e também divertido. Give it a shot!

Leia também:

A lingua Inglesa e suas diferenças

04/02/2020
Já sabemos que o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, mas você sabia que existem muitas diferenças entre o inglês Britânico e o ...

False friends: não se deixe enganar

06/02/2020
Já ouviu falar de False Friends? Aquelas palavras “inimigas” de quem está aprendendo inglês que parecem ser uma coisa, mas na verdade são outra. Os ...

Alguns conteúdos que podem te interessar

 Espanhol vs Castelhano: Entenda a diferença

Espanhol vs Castelhano: Entenda a diferença

06/05/2021
Se você é fã de séries como “La Casa de Papel” ou "Élite" em idioma original, o espanhol, já deve ter aprendido algumas palavras, certo? Essas ...
Bola na Rede: Conheça os esportes preferidos dos norte-americanos

Bola na Rede: Conheça os esportes preferidos dos norte-americanos

23/04/2021
A prática de esportes é uma das atividades mais marcantes dos norte-americanos e fazendo parte da sua cultura. Presente desde cedo na vida da população, ...
Guia definitivo sobre: Should, Would & Could

Guia definitivo sobre: Should, Would & Could

09/04/2021
Um tema que pode tirar o sono de qualquer estudante é o uso dos modal verbs, em especial, o Should, Would e Could. Essas três palavrinhas são amplamente ...
Em 10 anos, todas as vagas de emprego exigirão Inglês!

Em 10 anos, todas as vagas de emprego exigirão Inglês!

17/03/2021
Independente do nicho de atuação do profissional, a fluência no inglês daqui a 10 anos deixará de ser um diferencial para se tornar um dos requisitos ...