Espanhol vs Castelhano: Entenda a diferença | Planet School - Método Callan
Escola de idiomas
11 97497-1170
11 4796-9178
mensagem pelo whatsapp

Espanhol vs Castelhano: Entenda a diferença

Planet School

Criação de conteúdo

 Espanhol vs Castelhano: Entenda a diferença

Se você é fã de séries como “La Casa de Papel” ou "Élite" em idioma original, o espanhol, já deve ter aprendido algumas palavras, certo? Essas séries e filmes, são fenômenos mundiais e fez com que muita gente se interessasse pelo aprendizado da língua. Com isso, uma dúvida antiga surgiu das cinzas: Mas afinal, o que difere o espanhol do castelhano?

 

Embora essa pergunta seja comum, ela é responsável por causar dúvidas até entre os falantes mais experientes da língua. Para acabar com essa incerteza de uma vez por todas, nós vamos te ajudar. Confira abaixo:

 

Existe realmente diferenças entre espanhol e castelhano?

 

Apesar da confusão, a verdade é que realmente não há diferença entre espanhol e castelhano. O vocabulário, a ortografia das palavras e as regras gramaticais são iguais em ambos os casos.

O que causa o estranhamento é que alguns países usam o español, enquanto outros optam pelo castellano como idioma oficial. Portanto, a escolha é mais uma questão política do que de linguagem. Para compreender, é necessário recuar no tempo e entender a história do país ibérico.

 

O termo "castellano" é relativamente antigo e provem do Reino de Castela, território de força notável durante a Idade Média. A Espanha que conhecemos, começou a ganhar forma apenas no século XIII, quando Castela usou sua liderança e influência política para se impor a outros reinos da região. Como resultado, sua língua foi chamada de castelhano, que se tornou a língua oficial do país que se formava.

 

A palavra "español" originou-se do latim medieval "Hispaniolus", o termo é o nome latino de origem hispânica na Península Ibérica. Essa expressão foi amplamente utilizada durante todo o processo de colonização europeia, onde impuseram a sua cultura, religião e idioma em uma série de novos territórios sob domínio espanhol.

 

Portanto, muito provavelmente você ouvirá um novo amigo argentino dizer que diz castelhano, porque o termo "hispânico" se refere ao período colonial do país, por isso é tão comum entre os falantes da América do Sul. Por exemplo, ele é usado em países do Caribe e México.

 

A escolha entre esses dois termos envolve também o próprio território espanhol. No norte do país, essa língua costuma ser chamada de castellano, enquanto na Andaluzia e nas Ilhas Canárias a língua recebe o nome espanhol.

 

Embora as regiões espanholas sejam distantes, as regras ortográficas e gramaticais ainda podem garantir a unidade da língua. No entanto, é importante notar que existem algumas diferenças no vocabulário de diferentes grupos étnicos na América Latina - um fenômeno de linguagem comum, mas não marcantes o suficiente para produzir uma nova língua.

 

Assim como o português que falamos no Brasil é diferente do português de Portugal, como todos sabemos, os espanhóis colonizados latino-americanos falam diferente, mas isso não os torna uma língua diferente. Ambos estão em espanhol ou castelhano e a terminologia depende apenas da sua região.   

 

Gostou do artigo?

Se você curte a língua espanhola e quer aprimorar cada vez mais os seus conhecimentos, faça o teste de nível e aprenda 4x mais rápido com o nosso método. Seja um aluno da Planet School.

 

 

Estude Espanhol

Saiba mais!
Equipe de criação Planet

Equipe de criação Planet

Criação de conteúdo

Estude Espanhol

Saiba mais!

Leia também:

Alguns conteúdos que podem te interessar

Entrevistas em Inglês: As verdades que ninguém te conta!

Entrevistas em Inglês: As verdades que ninguém te conta!

18/06/2021
Há muitos anos, a língua inglesa é reconhecida como "a linguagem dos negócios". Além de ser oficialmente falada em quase 60 países, ela é ensinada em ...
Family Members: Aprenda o vocabulário e gramática

Family Members: Aprenda o vocabulário e gramática

08/06/2021
Para muitas pessoas, isso parece simples, mas quando saímos de nosso círculo íntimo, de apelidos afetuosos, as coisas ficam complicadas. Você conhece ...
Os segredos da entrevista de emprego em espanhol

Os segredos da entrevista de emprego em espanhol

31/05/2021
Foi-se o tempo em que era preciso apenas uma boa faculdade para conseguir um emprego dos sonhos. Além das especializações, é preciso ainda saber outros ...
Siglas corporativas que você precisa conhecer

Siglas corporativas que você precisa conhecer

14/05/2021
Seja em grandes corporações ou não, você deve ter ouvido falar sobre as siglas corporativas. Em todas as especializações, é normal ter uma linguagem ...