Entrevistas em Inglês: As verdades que ninguém te conta! | Planet School - Método Callan
Escola de idiomas
11 97497-1170
11 4796-9178
mensagem pelo whatsapp

Entrevistas em Inglês: As verdades que ninguém te conta!

Planet School

Criação de conteúdo

Entrevistas em Inglês: As verdades que ninguém te conta!

Há muitos anos, a língua inglesa é reconhecida como "a linguagem dos negócios". Além de ser oficialmente falada em quase 60 países, ela é ensinada em muitos outros lugares do mundo como uma segunda língua para a população.

Participar de processos seletivos, mesmo na sua língua de origem, não é uma tarefa fácil. Quando a ansiedade e o nervosismo dominam essas situações, até mesmo as palavras mais simples ou seu próprio nome, podem ser confusos. Agora imagine fazer uma entrevista de emprego em inglês!

Acredite, até mesmo os candidatos mais avançados no domínio do idioma, tendem a sofrer com a tensão. Portanto, como essa possibilidade é cada vez mais comum no mercado de trabalho, investir em uma boa preparação é essencial.

Não se preocupe, nós vamos te ajudar. Confira abaixo algumas verdades que ninguém te contou sobre as entrevistas em inglês:

 

Pesquisar sobre a empresa vai facilitar a sua preparação

Isso é essencial para qualquer entrevista, em qualquer idioma. Reúna todas as informações possíveis sobre a empresa, sobre ramo em que atua, seu posicionamento no mercado, os principais concorrentes, suas conquistas, sua reputação ...

Essa investigação vai te ajudar a elaborar respostas para as perguntas mais frequentes. Por exemplo, o recorrente “Why do you want to work here?”, ou seja, você precisará explicar por que deseja trabalhar lá. Ter uma resposta preparada vai ajudá-lo a não se perder com o nervosismo e se destacar no mercado.

Mergulhar em uma comunicação mais formal é a chave para o sucesso

 

 

 

Normalmente, no dia a dia as empresas mantem uma linguagem mais informal. No entanto, para o processo seletivo, é ideal manter tanto a postura quanto a comunicação mais séria.

Por isso, mesmo que você conheça o inglês mais coloquial, não aplique durante a entrevista. Fuja das gírias e outras palavras que podem não soar tão bem, e até mesmo de algumas expressões que não são adequadas para quem participa de uma entrevista de emprego e quer ser contratado.

 

Invista no Business English e você será destacado

Como sabemos, existem palavras e expressões que são utilizadas exclusivamente no mundo dos negócios. Portanto, para se dar bem nas entrevistas e se destacar no mercado, você deve ter esse vocabulário específico na ponta da língua.

Durante o diálogo, é provável que o recrutador teste o seu domínio no Business English. Ele pode usar uma expressão muito comum nesse contexto e, caso você não entenda, isso pode prejudicar a sua desenvoltura na resposta.

 

Saber o seu verdadeiro nível de inglês é primordial

Alguns candidatos têm o hábito de colocar um nível mais alto de inglês no currículo, com o objetivo de chamar a atenção do recrutador. Porém, outros realmente não conhecem seu grau de proficiência no idioma e, acabam classificando a si mesmos como intermediários ou avançados erroneamente.

Por isso, é ideal buscar um curso de inglês para mapear suas habilidades. Apenas dessa forma, você terá uma base mais sólida para afirmar o seu grau de fluência ou proficiência.

 

 

5 respostas perfeitas para entrevistas em inglês

Algumas pessoas já chegam às entrevistas com receio de errar. Assim, falam o mínimo possível e dão respostas lacônicas ao recrutador.

 

 

 

Entre as diversas desvantagens, esse posicionamento pode passar para o entrevistador a impressão de que você não sabe inglês, e fica sem parâmetros para a avaliação do seu domínio da língua. E ainda, ele não conseguirá avaliar se você possui as competências necessárias para as atribuições referentes ao cargo.

Para te ajudar, preparamos 5 respostas para você se inspirar e deixar o nervosismo de lado.

  1. Tell me about yourself (“Fale sobre você”)

Pode parecer fácil, mas atenção: O entrevistador não querer ouvir todos os detalhes. Evite dizer algo como: I was born in Beijing. (Eu nasci em Pequim) I love playing the computer and surfing the net, I have two sisters… (Eu amo jogar no computador e navegar na internet, tenho duas irmãs…). Ele quer saber sobre você e seu crescimento profissional, e informações relacionadas ao cargo que você está buscando.

Você pode utilizar:

  • I studied at ******* college, where I gained my first level cooking diploma. (Eu estudei na faculdade *******, onde obtive meu primeiro diploma em culinária.)
  • I have always been interested in food and cooking which was why I chose to follow this career path. (Sempre estive interessado em comida e culinária, e foi por isso que escolhi seguir essa carreira.)
  • I’ve been working as a junior chef at a small Italian restaurant for 2 years and my duties included assisting the head chef and preparing salads. (Trabalhei como um chef júnior em um pequeno restaurante italiano por 2 anos e minhas funções incluíam ajudar o chefe de cozinha e preparar saladas.)
  1. What are your strengths? (Quais são seus pontos fortes?)

Neste caso, o entrevistador quer saber todas as suas qualidades positivas. Os "strengths" devem estar relacionados com o que ele querer e está buscando.

Por exemplo, você poderia responder com:

 

 

  • I’m a punctual person. (Eu sou uma pessoa pontual.) I always arrive early and complete my work on time. (Eu sempre chego cedo e finalizo tarefas em tempo hábil.) My previous job had a lot of deadlines and I made sure that I was organized and adhered to all my jobs. (Meu trabalho anterior tinha muitos prazos e me certifiquei de que estava organizado e aderido todos os meus trabalhos.)
  • I’m proactive. (Sou proativo.) When I think about things, I do them. (Quando penso em alguma coisa, eu faço.) I like to see results and it’s important in this industry to be proactive and responsible for your own actions. (Eu gosto de ver resultados e é importante nessa indústria ser proativo e responsável por suas próprias ações.)
  1. What are your weaknesses? (Quais são seus pontos fracos?)

Todo mundo tem pontos fracos, o que eles estão verificando é como você tenta lidar com suas fraquezas e o quanto você é autoconsciente.

Por exemplo, sua fraqueza é que você gasta muito tempo em projetos e isso faz você trabalhar mais devagar. Transforme isso em algo positivo dizendo:

  • I am sometimes slower in completing my tasks compared to others because I really want to get things right. (Eu às vezes sou mais lento em completar minhas tarefas em comparação com os outros porque eu realmente quero acertar as coisas.) I will double or sometimes triple-check documents and files to make sure everything is accurate. (Eu irei checar duas ou três vezes documentos e arquivos para ter certeza de que tudo está correto.)
  1. Tell us about your education (Fale sobre sua educação)

Neste momento, o entrevistador busca saber tudo o que você estudou que seja relacionado ao trabalho. Por exemplo, o seu treinamento e educação adicional (further education) (por exemplo, universidade, politécnico, faculdade).

Ressalte informações relevantes, como:

  • Degrees (graus) – 3-4 anos de qualificação da universidade/faculdade.
  • Diploma – Uma qualificação de curto prazo (por exemplo, 1 ano) curso técnico.

 

 

  • Certificate (Certificado) – O documento que comprova a sua participação em um curso. Certifique-se de levar todos os documentos necessários com você.
  1. Where do you see yourself 5 years from now? (Onde você se vê daqui a 5 anos?)

Mais uma vez, destaque os seus objetivos relacionados à sua carreira, não sua vida pessoal. Tenha cuidado, e seja ambicioso na medida certa.

Você pode iniciar com:

  • By then I will have… (Até lá eu vou ter …)
  • I would have liked to… (Eu gostaria de ter…)

E completar com:

  • Improved my skills (Melhorado minhas habilidades)
  • Enhanced my knowledge. (Aprimorado meu conhecimento.)
  • Achieved a higher position. (Conseguido um cargo mais alto.)
  • Became a team leader… (Me tornado um líder de equipe …)

 

Preparado para passar pelas suas entrevistas?

Que tal potencializar as suas respostas treinando nos comentários?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONHEÇA O EAD PLANET SCHOOL

Garanta sua vaga!
Equipe de criação Planet

Equipe de criação Planet

Criação de conteúdo

CONHEÇA O EAD PLANET SCHOOL

Garanta sua vaga!

Leia também:

Alguns conteúdos que podem te interessar

Nomes de personagens da Marvel em Inglês x Português

Nomes de personagens da Marvel em Inglês x Português

07/09/2021
Os personagens das histórias em quadrinhos da Marvel têm feito o maior sucesso nos últimos anos, graças a relevância de seus filmes e séries no ...
 Nomes de Games que as pessoas pronunciam de forma equivocada

Nomes de Games que as pessoas pronunciam de forma equivocada

22/08/2021
Muitas pessoas relatam que os videogames fizeram parte do aprendizado de outras línguas, visto que diversos títulos, além de possuírem nomes ingleses, ...
Comparative X Superlative

Comparative X Superlative

13/08/2021
Hey guys!!! Sabe aquela dúvida cruel de como e quando usar o Comparative e o Superlative em inglês? Vim aqui para tirar essa dúvida de dentro de vocês ...
7 Nomes originais de filmes em Inglês x Português

7 Nomes originais de filmes em Inglês x Português

06/08/2021
Se você estuda Inglês há um tempo, ou já possui algum conhecimento a respeito do idioma, já deve ter reparado nas “traduções” dos títulos de ...